ARTE E EDUCAÇÃO


Analise com atenção o texto de Vianna (1995) que se segue para responder a questão.

Estereótipo, uma bola de neve.

Onde encontrar os desenhos estereotipados? Sempre os mesmos, enfadonhamente repetidos, eles estão em todos os lugares, mas principalmente nas escolas. É lá onde podemos apreciar a maior quantidade e variedade deles, é onde melhor podemos acompanhar sua utilização. Os vemos nos murais, nas janelas, nas portas, nas paredes, nos materiais didáticos, nos trabalhos das crianças... A escola parece ser o habitat natural dos estereótipos, um terreno fértil onde vicejam e se reproduzem à exaustão, sob o pretexto ou a ilusão de tornar o ambiente ou a aprendizagem mais atraente, agradável, interessante para a criança. Todos gostam e as crianças desde cedo aprendem a amar os estereótipos. Eles vêm não se sabe e vão para onde não se sabe. Nós os usamos simplesmente porque gostamos, achamos “bonitinhos”, “fofinhos”, “uma gracinha”. Com exceção das representações de personagens da comunicação de massa, (antes Mickey, Garfield, Snoopy, hoje Pokemon, Superpoderosas, Bob Esponja..), as outras não sabemos quem criou, de onde aprendemos, e nem para que servem. Mesmo assim, as adotamos indiscriminadamente. Pior, impunemente! Elas nos parecem tão familiares, tão inofensivas...

Diretores e donos de escola sabendo que pais gostam destas enfeitadas, abusam dos estereótipos com o objetivo de atrair alunos. Salvo raros pais esclarecidos, a maioria se deixa envolver pelo aspecto externo do prédio, julgando, equivocadamente, ser bom o colégio que enfeita suas paredes. Dificilmente, pais gostam de matricular filhos em escolas de “paredes nuas”.


Se é assim, o que os estereótipos têm de tão negativo? Se crianças adoram, seus pais também, se as professoras se sentem bem em fazê-los, se as diretoras se orgulham de ter a escola enfeitada, por que combatê-los? Por que não aceitá-los?

Não podemos aceitá-los porque como educadores, acreditamos no poder de criatividade das pessoas, na individualidade de cada ser humano, acreditamos na necessidade vital que a criança tem de se expressar; porque somos contra a acomodação e desejamos a transformação.

 

Em relação ao que é colocado por Vianna é CORRETO afirmar que:

I- Se os modelos chamados “estereotipados” agradam às crianças e aos pais a escola deve continuar a incentivar o seu uso pelos (as) professores (as).

II- Os desenhos chamados “estereotipados” fazem parte do mundo da criança e deixam a escola mais alegre e colorida.

III- A escola utiliza estereótipos nos murais, nas portas, nas paredes, nos materiais didáticos, nos trabalhos das crianças. Isso tem dificultado muito o desenvolvimento criativo do desenho infantil e mesmo a perda do “seu desenho” pelas crianças.

IV- As paredes das escolas, no início do ano letivo, devem estar enfeitadas com murais organizados pelos professores, pois isso agrada aos pais e às crianças.

V- Se a escola é o lugar da criança, é o seu desenho (e não o modelo que o professor escolhe) que deve estar presente na escola, pois pelo desenho a criança se expressa e conta de si mesma.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


III e V apenas.


II, III e V apenas.


I, II e IV apenas.


I, III, e IV apenas.


II e IV apenas.

Em seu material de estudos sobre “O papel e o significado da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, a autora apresenta que para compreender a importância e o significado do trabalho com artes na escola precisamos chamar a atenção para a reeducação do nosso olhar. Nesta perspectiva, responda para que essa reeducação do olhar é importante.


Para avaliar os alunos com mais profissionalismo e competência. 


Para conquistar seus alunos trazendo-os para o seu lado.


Para enxergar o avesso das coisas, o inverso do que é determinado.


Para possibilitar que o aluno reproduza o que lhe for solicitado. 


Para fazer um plano de aula coerente com os programas televisivos. 

Após a leitura das afirmativas a seguir, verifique as afirmativas que defendem a importância da música para a formação da criança: 

A - Ao ouvir produções musicais de outras famílias, comunidades e épocas, diferentes formas musicais, diferentes compositores, a criança percebe a música como fato histórico presente em diferentes tempos e espaços.

B - A música nas escolas brasileiras, que nesse momento apresentam resultados negativos nas avaliações externas, é um luxo dispensável.

C - A  música colabora para a criação de um ambiente alegre, criativo, acolhedor, seguro que torna a escola um espaço favorável ao desenvolvimento da criança.

D - A música precisa ser utilizada com muita cautela pelos professores,  pois pode provocar muita agitação nas crianças prejudicando a sua capacidade de se concentrar nas demais aulas.

E - A música, quando relacionada aos conteúdos e com as áreas do conhecimento que a escola trabalha, é uma grande parceira para o aprendizado das crianças.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



A – B -  E


B – C – E


C – D - E


A - B – C


A – C - E

Leia o texto a seguir para responder a questão.

A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças. É nesta fase, durante a educação infantil, que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, cabendo ao professor valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de explorar, pesquisar e criar coisas novas. Tanto o desenho como a pintura são formas não verbais de expressão de sentimentos e conhecimentos; nessas manifestações da criança não existe o “correto”. A criança, ao desenhar e pintar não está interessada em representar o real.

Agora, analise as afirmativas que se seguem e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(     ) A arte está presente em nosso dia-a-dia e deve ser vista como meio de oportunizar prazer às crianças trabalhando a coordenação motora e enfeitando as salas de aulas.

(     ) A arte deve ser trabalhada na escola como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança e ampliação de suas leituras de mundo.

(     ) É importante que o professor ensine às crianças como desenhar as formas e utilizar as cores para que ela possa desenhar de forma correta.

(     )  A arte na educação infantil deve ser utilizada em atividades ligadas às datas comemorativas, treino de coordenação motora e atividades de lazer.

(     ) O professor precisa compreender a importância de a criança criar seu desenho sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim, que esses modelos prontos interfiram no imaginário da criança.

(     ) Ao desenhar, pintar, cantar, dançar a criança utiliza uma linguagem que possibilita o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V, V, F, V, F, F.


F, V, F, V, F, V.


F, V, V, F, F, V.


F, V, F, V, V, V.


F, V, F, F, V, V.

Diferentes concepções sobre o ensino da Arte no Brasil foram sendo abordadas no desenrolar do estudo do capítulo II “O ensino da Arte no Brasil: caminhos e (des)caminhos”. Hoje o RCNEI (Educação Infantil) e os PCNs de Artes (Ensino Fundamental e Ensino Médio) trazem como referência a proposta da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Nesse sentido, é correto afirmar que a Abordagem Triangular segundo Ana Mae Barbosa:



Baseia-se exclusivamente no “fazer artístico”.


Caracteriza-se tão somente pelo desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética.


Considera não mais que a leitura de obra de arte e a contextualização sistematizada. 


Dá ênfase a história da arte por considerar que só assim o aluno poderá desenvolver um conhecimento de diferentes épocas.


Procura unir a produção (fazer artístico), a estética (a crítica de artes Análise de obras e objetos de arte) e a história da Arte.

Leia o texto a seguir com muita atenção:

O que tem acontecido com a música na escola? Observando as atividades musicais que são propostas na escola, percebemos que, na maioria das vezes, a música só é lembrada visando a formação de hábitos e atitudes, para indicar os momentos de atividades de rotina como hora de lavar as mãos antes das refeições; respeitar o coleguinha; receber uma visita, sobretudo na Educação Infantil. Ela também é lembrada nos eventos do calendário festivo das escolas: páscoa, dia do índio, dia das mães, dos pais, etc.; ou, ainda, para memorizar conceitos (números, formas geométricas, cores, questões ortográficas na escrita...). Geralmente essas “músicas” são acompanhadas por gestos, expressão corporal que a criança imita de forma mecânica e estereotipada. Essa linguagem, que é tão prazerosa não tem sido explorada como um excelente meio de comunicação e expressão. O professor precisa reconhecer a música como arte que provoca sensações, amplia a imaginação das crianças, inspira pensamentos e sentimentos. Considerando-a desta forma é possível promover a educação musical da criança possibilitando a ela perceber, sentir, experimentar, enfim, gostar de música e sentir prazer ao realizar atividades musicais.

 

Agora, analise as afirmativas abaixo e coloque CF para as afirmativas que CONFIRMAM o texto, CT para as que CONTRARIAM o texto e E para as que EXTRAPOLAM (não estão contidas no texto) o texto.

(     ) A música na escola  tem sido utilizada para condicionar a criança a certos comportamentos considerados adequados.

(     ) O professor, ao preparar o repertório musical para suas aulas, deve pensar nos gestos que deverão ser realizados pelas crianças, pois os movimentos ficam muito mais harmoniosos quando realizados corretamente por todas as crianças.

(     ) As canções do nosso folclore, que é tão rico, têm sido esquecidas nas escolas sendo substituídas pelas músicas que tocam nos programas de rádio e TV, que passaram a fazer parte do repertório utilizado nas salas de aula e nos intervalos de recreio.

(     ) A educação musical da criança na escola precisa oportunizar momentos de  exploração da música como linguagem, como meio de comunicação e expressão, de desenvolver a sensibilidade e o gosto pela música.

(     ) A música na escola deve ser utilizada para colaborar com a formação de hábitos e atitudes, tornando as crianças mais educadas e obedientes.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 


CT - CF - CT - E - CF 


CF - CT - E - CT - CF


CF - E - CT - CF - CT


E - CT - CT - CF - CF


CF - CT - E - CF - CT

De acordo com os PCNs – Arte, o teatro na educação tem uma postura bem diferente do teatro em si: não visa produtos finais para serem apresentados a um público, mas que a criança desenvolva aspectos como: capacidade de observação, reflexão, ação, espontaneidade, criatividade e desinibição. Dramatizando e improvisando sobre o seu dia a dia, além de desenvolver esses aspectos já citados, a criança vai também, aos poucos, dominando alguns elementos técnicos das artes cênicas.

Considerando o que está apresentado no texto anterior, é CORRETO afirmar que:

I - O teatro na escola deve ser utilizado como forma de divulgação e promoção da escola nas festas que ocorrem em diversos momentos do calendário escolar.

II - O mais importante nas atividades de expressão cênica na escola é que as crianças podem se expressar livremente, com criatividade, por meio de improvisações.

III- O teatro na escola deve preparar a criança para se tornar um ator, se for essa a sua escolha.

IV- A expressão cênica na escola é mais um jogo, um brincar, sem as preocupações do teatro formal.

V- As atividades de expressão cênica na escola precisam ser muito bem ensaiadas, pois as crianças precisam ter disciplina para apresentar bem uma peça.


Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:



II, III e IV apenas.


I, II e IV apenas.


I, III e V apenas.


II e IV apenas.


I e IV apenas.

Considerando os estudos realizados sobre as possibilidades de poéticas visuais na construção dos trabalhos dos alunos e o desenvolvimento de trabalhos significativos em Arte Visuais, analise a seguinte proposta da professora:

A professora “X” deu a seguinte atividade para seus alunos de 1ª série do ensino fundamental: usando copos descartáveis, ensinou as crianças a dividir as partes laterais do copo em pequenas tiras e fixou, com cola, o centro do copo em uma folha de papel. Usando tinta guache, pediu que as crianças pintassem as tiras com vermelho (pétalas) e o fundo do copo (que ficou no centro) com amarelo. Com bolinhas de papel amarelo coladas, cada criança enfeitou o “miolo” da flor. A seguir todas desenharam no papel uma haste verde e duas folhinhas, uma de cada lado da haste.

Com relação à proposta da professora é CORRETO afirmar que:

I-    A proposta da professora impossibilitou as crianças de utilizarem outros recursos e produzirem um trabalho que fosse “seu”.

II-  A proposta da professora é original, pois trouxe material diferente para a produção do trabalho.

III - A proposta da professora é muito criativa, pois desenvolve a coordenação motora das crianças.

IV- A proposta da professora, embora tenha utilizado outros materiais, resultou em uma flor estereotipada.

V- A proposta da professora é muito interessante, pois normalmente as crianças só desenham e colorem os desenhos em sala de aula.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


II e IV apenas.


III e IV apenas.


I, III e IV apenas.


I e IV apenas.


II, III e V apenas.

“O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender”. (BRASIL,1997. p. 19).

Considerando a citação acima apresentada e os estudos do capítulo 2 “O ensino da Arte no Brasil: caminhos e (des)caminhos”, analise o seguinte enunciado.

 

Quando analisamos a obra de arte de um pintor apenas como um quadro de enfeite, ele deixa de ser algo que desenvolve a sensibilidade, a transformação do sujeito, sendo considerado apenas como um objeto bonito de adorno.

 

PORQUE

 

A forma como o artista expressa sua arte é única e não podemos entender a sua obra a luz do pensamento de hoje, mas como um objeto artístico que está inserido num contexto histórico e cultural que precisa ser estudado e compreendido.

 

Assinale a opção correta a respeito desse enunciado. 


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Ana Mae Barbosa foi a primeira doutora brasileira em arte-educação. É um dos nomes mais respeitados em arte-educação. Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o ‘fazer artístico; o ‘ver’, com a leitura da obra de arte; e o ‘contextualizar’, com o estudo da informação histórica. Arte para ela é cognição para a qual colaboram os afetos e os sentimentos. Em entrevista à Revista Presença Pedagógica (março/abril; 2008, p.5-10) ela afirma:

Aqueles que defendem a arte na escola meramente para liberar a emoção devem lembrar que pouco podemos aprender sobre nossas emoções se não formos capazes de refletir sobre elas. Na educação, o subjetivo, a vida interior e a vida emocional devem progredir, mas não ao acaso. Se a arte não é tratada como um conhecimento, mas apenas como “um grito da alma”, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.

 

Considerando o que Ana Mae Barbosa diz, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(   ) O ensino da arte na escola precisa ter compromisso com a cultura e com a história.

(   ) O desenvolvimento da sensibilidade dos seus alunos deve ser a maior preocupação do professor de arte na escola.

(   ) Ao ensinar arte, o professor deve se preocupar com o desenvolvimento do aluno no sentido de aprender a “ver”, “contextualizar” e “fazer”.

(   ) A arte precisa ser tratada na escola tanto nos seus aspectos cognitivos como afetivos.

(   ) O professor de arte precisa, sobretudo, se preocupar com a expressão criadora que é emocional e não mental.

 

A alternativa CORRETA está contida em:


V – F – V – F – F.


V – V – F – V – F.


V – F – V – V – F.


V – V – F – V – V.


F – F – V – V – F.

Páginas: 12345678910
1112